• Facebook - Grey Circle

Duo Cracow

Sala Watari

Sábado, 02 de maio 2020

às 20:00

Comprar ingresso

Reservar - info@salawatari.com

“Kalinowski e Szlezer, amigos desde a infância, têm um relacionamento maravilhosamente natural

e há uma qualidade impressionante na sua execução que dá vida à música”

(Revista The Strad)

 

Kalinowski e Szlezer estudaram juntos em Cracóvia e Paris e começaram a atuar como Duo Cracow há mais de quinze anos. Desde então, seus shows e gravações receberam os maiores elogios da crítica na Polônia e no exterior e têm se apresentado nos palcos mais prestigiados, incluindo: Seoul Arts Center em Seul, Alfred Newman Hall em Los Angeles, Carnegie Hall em Nova York, Palacio de Bellas Artes no México, Salle Cortot em Paris, St.Martin-in-the-Fields em Londres e Concertgebouw em Amsterdã.

Já realizaram turnês de algumas semanas promovendo a música polonesa em países e regiões, como: Oriente Médio (2006); Cáucaso (2013); Geórgia (2014); EUA e Coréia do Sul (2015); México (2015; 2016); Brasil e Argentina (2016; 2017); EUA (2017); China (2018). Em 2010, eles representaram sua cidade natal no Krakow Days em Nanjing (China).

 

O violoncelista Jan Kalinowski e o pianista Marek Szlezer compartilham um compromisso especial e um fascínio pela música escrita por compositores poloneses raramente tocados. Entre seus muitos programas, o Cracow Duo frequentemente apresentava composições para violoncelo e piano de Fryderyk Chopin, Aleksander Tansman, Karol Szymanowski, Zygmunt Stojowski, Szymon Laks, Ludomir Rożycki e Tadeusz Majerski, além de obras de compositores poloneses e estrangeiros contemporâneos, escritos especialmente para eles. Desde 2009, o Duo Cracow grava e lança regularmente CDs, cujos álbuns receberam inúmeros prêmios e distinções: Aleksander Tansman - obras para violoncelo e piano (DUX, 2009), Fryderyk Chopin - obras completas de câmara (DUX, 2010; com Bartłomiej Nizioł, premiado com os críticos franceses La Clef de ResMusica e indicação para o prêmio de amantes da música polonesa do programa de rádio polonês 3), Krzysztof Penderecki - vol. I (DUX, 2014; premiado com o Gramophone Editor's Choice).

 

CURRÍCULOS INDIVIDUAIS

Jan Kalinowski (nascido em 1982) estudou na Academia de Música de Cracóvia, na École Normale de Musique de Paris e na Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst em Stuttgart, sob a orientação dos professores: Witold Herman, Paul Julien e Peter Buck. Ele também participou de master classes ministradas por David Geringas, Ivan Monighetti e Arto Noras, e recebeu bolsas de estudos de fundações polonesas e estrangeiras, bem como da cidade de Cracóvia, da região de Malopolska e do Ministério da Cultura e Patrimônio Nacional. Como solista, ele tem se apresentado sob o bastão de muitos maestros de renome, como: Rauf Abdullayev, Łukasz Borowicz, Wojciech Czepiel, Jacek Rafał Delekta, Jurek Dybał, Michał Dworzyński, Jacek Kasprzyk, Adam Klocek, Paweł Kotla, Daniel e Paweł Kotlai, Daniel. Rajskin, Jacek Rogala, Maciej Tworek, Alan Urbanek e Antoni Wit. Ministra sua própria aula de violoncelo na Academia de Música de Cracóvia, onde obteve seu doutorado em 2010 e pós-doutorado em música em 2015. Em 2014, a DUX publicou um álbum com seu projeto artístico Polish Cello Music contendo obras de compositores poloneses para conjuntos de violoncelo de um a oito instrumentos. Jan Kalinowski também gravou o V Suite de Johann Sebastian Bach para a Bach Society e participou da gravação do álbum: Krzysztof Penderecki - vol. II Violoncelo Totale (DUX, 2017). A partir de 2012, ele toca o instrumento por Wojciech Topa.

 

Marek Szlezer (nascido em 1981) é um dos pianistas poloneses mais procurados. Sua carreira começou com o Grand Prix no Concurso Internacional de Piano em Roma aos 12 anos. Estudou na École Normale de Musique em Paris, na Academia de Música de Cracóvia e na Chapelle Musicale Reine Elisabeth na Bélgica com Ewa Bukojemska, Abdel Rahman El Bach, Dmitri Bashkirov e Marcella Crudeli. É o vencedor de muitas competições de prestígio na Polônia e no exterior, e suas performances consumadas com a música de Frederic Chopin lhe renderam vários prêmios: 1º prêmio no Concurso Nacional Chopin em Varsóvia e o prêmio especial da Edição Nacional Chopin. Marek teve a honra de tocar um concerto no piano original de Chopin na Universidade Jagiellonian na noite em que a Polônia entrou na União Europeia e já se apresentou em prestigiadas salas de concerto como Carnegie Hall, Palais des Beaux Arts, Salle Cortot, Wigmore Hall, St.Martin-in-the-Fields, Alfred Newman Hall e NCPA. Ele já se apresentou com as principais orquestras, incluindo a English Chamber Orchestra e a National Polish Radio Symphonic Orchestra. É autor de vários trabalhos de pesquisa sobre obras de piano de compositores poloneses, publicados pela Polish Music Publishers e Euphonium, além de publicações de livros e artigos sobre música polonesa. Ele gravou vários álbuns (DUX, EMI, Amadeus e Moderato Classics, entre outros), recebendo uma aclamação crítica entusiasta em revistas musicais de prestígio. Ministra sua própria aula de piano na Academia de Música de Cracóvia, onde obteve seu doutorado em 2009 e pós-doutorado em música em 2015.