Pianista Fernando Lopes na Sala Watari | 04 fev, 2017
O pianista e professor aposentado do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, Fernando Lopes, morreu na madrugada do dia 08/03/2019, aos 84 anos de idade. Natural do Rio de Janeiro, o pianista teve sua formação com mestres como Arnaldo Estrella, Magda Tagliferro e Bruno Seidlhofer . Além de professor titular na Unicamp, Fernando Lopes também lecionou na Universidade Federal da Bahia, onde dirigiu a Escola de Música e Artes Cênicas. Na Unicamp, foi diretor do IA por duas vezes, entre 1975 a 1991.
Entre suas gravações destacam-se os Cinco Concertos para piano e orquestra de Villa Lobos, com a Orquestra Sinfônica de Campinas; as Sonatas para piano (completas), de Mozart, as Cartas Celestes, de Almeida Prado; as obras para piano de Carlos Gomes; e a Música de Vanguarda de Compositores Brasileiros. Em 2011 produziu uma das mais perfeitas obras de toda discografia em CDs internacionais composta pela Sonata em Si Menor, de Liszt e Fantasia, de Schumann.
Além de apresentações em várias partes do Brasil, Fernando Lopes também mostrou seu repertório nos Estados Unidos, França, Itália, Espanha, Portugal, Suiça, Áustria, Alemanha e Romênia.