top of page
BANNER sympla - Enrique Graf.png

Enrique Graf

Neste sábado, a Sala Watari recebe o renomado pianista Enrique Graf para uma noite imperdível de música e emoção!

Venha se encantar com interpretações de clássicos e celebrar a beleza da música ao vivo. Não perca essa oportunidade única de vivenciar a arte de um grande mestre!

🗓 Data: 9 de Novembro, às 20 horas
📍 Local: Sala Watari
🎟️ Ingressos limitados – garanta já o seu!



Enrique Graf nasceu em Montevidéu, Uruguai, em uma família em que a música era muito importante, sua mãe sendo sua primeira professora. Depois de vencer todas as competições nacionais lá, ele recebeu uma bolsa integral da Organização dos Estados Americanos e do Peabody de Baltimore Conservatório para estudar com o grande Leon Fleisher.
Terminando os estudos, Graf foi o vencedor do Primeiro Prêmio na categoria Piano Internacional Concurso "William Kapell", "USA National Ensemble Competition" e "East and West International Auditions" em Nova York.


Desde então tem se apresentado em recitais, música de câmara e com orquestras nos mais locais importantes nos Estados Unidos, como Lincoln Center, Kennedy Center, South Bay Center for the Arts em Los Angeles, Broward Center for the Arts na Flórida e Carnegie Hall.
Participou dos festivais de San Miguel de Allende no México, Chautauqua em Nova York, Music Fest Perugia e Spoleto International Piano Festival na Itália, Festivais de Santa Maria e Natal no Brasil, Festival de Música de Kiev e das universidades de Maryland e Houston entre outros. Apresentou-se no Mozarteum argentino, nos Centros Culturais de São Paulo e Manila, e a Beethoven Society of Europe em St. Martin in the Fields e St. James Piccadilly em Londres.


Graf foi solista de orquestras em Nova York, Pittsburgh, Baltimore, Nashville, Indianápolis, Richmond, Washington, Miami, Orlando, Nova Jersey, Virgínia Ocidental, Charleston, Flagstaff, Greenville, Raleigh/Durham, Hudson Valley, Springfield, Texas, Moscou, Praga, Kiev, Lviv, Porto Rico, Bogotá, Santiago, Concepción, Rosário, Tucumán, Caracas, Lima, Montevidéu, Belo Horizonte e Florida Virtuosi, Filarmônica Janacek, Câmara Americana Orquestra, Sinfonia da Camera em Illinois e a Sinfonia das Américas. Seu repertório inclui concertos de Bach, Haydn, Mozart, Beethoven (todos), Brahms, Liszt, Grieg, Franck, Mendelssohn, Tschaikowsky, Rachmaninoff, Gershwin, Poulenc, Ravel, Shostakovich De Falla Turina Lee Hoiby e estreou os concertos de Edward Hart e Florencia Di Concílio. Tocou e gravou para o selo Naxos o Concerto para Piano, Ventos e Percussão de Leonardo Balada.

 

Graf fez turnês com grupos de câmara ilustres como Cuarteto Latinoamericano, Ives Quarteto, Baltimore Wind Ensemble, American Chamber Players, Apollo String Quarteto e o Quinteto de Sopros de Praga.
Seu CD de obras de Poulenc com a Orquestra Sinfônica de Charleston foi eleito “Melhor do Mês” pelo London Sunday Times e recebeu 5 estrelas no Classic CD. Outras gravações com variações de Bach e Mendelssohn, Quadros de uma exposição de Mussorgsky, Sonata em si menor de Liszt, Suítes de Bach, um recital ao vivo com músicas favoritas do repertório de piano, obras latino-americanas para violino e piano, e concertos para piano e orquestra de Beethoven, Grieg, Gershwin e Hart têm recebido grandes elogios na imprensa especializada.


Sua Sonata de Beethoven Op.2 #3 de um recital de Nova York foi selecionada pela National Public Radio (NPR) para o ciclo completo das Sonatas de Beethoven “ao vivo” junto com grandes pianistas como Murray Perahia e André Watts. A Beethoven Piano Society of Europe o convidou para tocar em Londres no 250º aniversário de seu nascimento.


Graf recebeu o Prêmio Imigrante da American Immigration Lawyers Foundation, sendo junto com Midori e Plácido Domingo os únicos músicos homenageados com esta distinção até o momento.


Graf é um dos mais renomados professores de piano e ministrou master classes em renomados universidades como Carnegie-Mellon e Yale, o Conservatório de Xangai, o Hong Kong Academia de Artes, Universidade Nacional da Coreia, Universidade Federal de São Paulo, Conservatórios Peabody, Oberlin, Boston e Eastman. Foi membro do júri e seus alunos foram vencedores em inúmeras competições nacionais e internacionais. Fundador e Diretor Artístico do Festival Internacional de Colonia, Uruguai, o Charleston Série Internacional de Piano e Série Jovens Artistas do Festival Piccolo Spoleto, Graf também foi um dos fundadores do Festival de Música de Perugia na Itália.

 

“Um dos pianistas brilhantes dos nossos tempos” (The Washington Post).
“Um dos melhores intérpretes da sua geração” (El País)
"Virtuosismo impressionante" (The New York Times).
“A musicalidade é o seu cartão de visita” (La Nación)

“Se você tiver a chance de ouvir Graf, faça um favor a si mesmo e vá embora”

(Newark Star Ledger).


www.enriquegraf.com

 

PROGRAMA

Wolfgang A. Mozart (1756-1791)

Sonata en Do Mayor, K.545

Allegro

Andante

Rondo - Allegretto

 

Eduardo Gilardon (1935-2022)

Sonatina No. 2

Allegro

Adagio

Presto

 

Mariano Mores (1918-2016)

Taquito Militar

 

Eduardo Fabini (1882-1950)

Estudio Arpegiado

 

Hector Tosar (1923-2002)

Danza Criolla

 

- Intervalo -

 

Franz Liszt (1811-1886)

Sonata in B Minor

Veja como foi:

bottom of page