top of page
BANNER sympla - Fernando Hashimoto.png

FERNANDO HASHIMOTO

Nota de programa:

A música para percussão do século 20 é caracterizada por uma multiplicidade de linguagens e estilos musicais. As obras que compõem este recital refletem essa diversidade e são consideradas clássicos da percussão mundial. O concerto de Séjourné se tornou uma das obras mais executadas desde que foi escrito como prova final do concurso internacional de vibrafone ocorrido na França em 1999. O compositor Javier Álvarez explora todo o idiomatismo das maracas venezuelanas e utiliza o ritmo joropo na produção dessa belíssima obra de música eletroacústica. Única obra brasileira neste programa, o concerto de Gnattali é considerado o primeiro concerto para marimba brasileiro e foi dedicado ao percussionista Luiz D’Anunciação.

Psappha, de Xenakis, é uma das obras mais emblemáticas do repertório para percussão múltipla. O compositor estrutura toda a obra por meio de um intrincado procedimento matemático e organiza o arsenal de percussão em instrumentos de metal, madeira e pele, que interagem e dialogam entre si ao longo de toda obra. A performance da obra ganha outros significados ao ser realizada juntamente com a dança. Os elementos de desconstrução, silêncio e reconstrução podem ser percebidos no decorrer da performance. Bom concerto!

 

Fernando Hashimoto

Fernando Hashimoto (n. 1972) é Professor Titular de Percussão da UNICAMP, onde atuou como Pró-Reitor de Extensão e Cultura e Diretor do Instituto de Artes.

A produção de Fernando engloba a publicação de artigos em periódicos, livros e comunicações em congressos no Brasil e no exterior, como também produção artística variada de âmbito nacional e internacional, tanto na área de música erudita como popular. Fernando tem sido convidado para ministrar masterclasses e recitais em diversas universidades e importantes festivais ao redor do globo e tem realizado apresentações em 31 países na Europa, Ásia e Américas. Possui participação em CDs lançados por diversos selos como Aliud Records (Holanda), Galeão (Brasil), Cricket City Music & Media (EUA), Solute Songs-BMI (EUA), IPH Records (Brasil), Mellow Records (Itália), Eldorado (Brasil), Universal Music (Brasil). Fernando atuou como timpanista solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas por 16 anos.

Reconhecido internacionalmente como um especialista do repertório brasileiro para percussão, Fernando estreou mais de 50 obras de compositores brasileiros, muitas das quais comissionadas ou dedicadas a ele. Fernando é frequentemente convidado como jurado de concursos musicais no Brasil e no exterior. Em reconhecimento ao seu serviço e dedicação à comunidade musical, Fernando recebeu o prêmio 2007 Percussive Arts Society Outstanding Service Award. Fernando é artista patrocinado pela Zildjian (USA), Schagerl Drums (Áustria) e ADAMS (Holanda).

www.fernandohashimoto.com

 

Filipe Alexandrino

Filipe Alexandrino é mestre em Piano Performance pela University of North Dakota, onde estudou com o Dr. Nariaki Sugiura. Filipe obteve êxito em diversos concursos de piano, sendo finalista no I Linda Bustani International Competition, 2º lugar no 27º Concurso de Piano Prof. Abrão Calil Neto e recebendo o prêmio “Melhor Intérprete da Obra de Camargo Guarnieri” durante o concurso XIII Profª Edna Bassetti. Atualmente, Filipe está cursando o doutorado em música na UNICAMP, sob a orientação do professor Dr. Alexandre Zamith.

 

Daniela Gatti

Daniela Gatti é Professora Livre Docente e Pesquisadora na área da dança contemporânea do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da UNICAMP, onde coordena o Grupo de pesquisa (CNPQ) Núcleo de Dança REDES desde 2012 envolvendo pesquisadores de diferentes áreas das artes em pesquisas voltadas a processos criativos multidisciplinares. Coreografou e dirigiu trabalhos artísticos em parceria com Orquestra sinfônica de Campinas e Orquestra sinfônica da UNCAMP. Daniela recebeu prêmios de fomento a dança pelo Estado de SP (PROAC SP) e como gestora coordenou o curso do ensino de graduação em dança da UNICAMP, assessorou a Pró-Reitoria de Graduação da UNICAMP e atuou como Diretora de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas.

PROGRAMA

Emmanuel Séjourné, Concerto para Vibrafone (1999)

I. A piacere

II. Energique et agressif

piano: Filipe Alexandrino

 

Javier Álvarez, Temazcal (1984)

 

- intervalo -

 

Radamés Gnattali, Divertimento para Marimba e Orquestra (1973)

piano: Filipe Alexandrino

 

Iannis Xenakis, Psappha (1975)

dançarina: Daniela Gatti

Veja como foi:

bottom of page