Guido Sant’anna e Cristian Budu
A Sala Watari, espaço cultural dedicado à promoção de arte e cultura, convida você para uma experiência inesquecível nos dias 20 e 21 de dezembro, com dois dos maiores talentos da música clássica contemporânea: o pianista Cristian Budu e o violinista Guido Sant’Anna. Este evento especial celebra o encontro entre dois artistas de renome internacional, proporcionando uma experiência inesquecível para os amantes da música erudita.
🗓 Data: 20 e 21 de Dezembro, às 20 horas
📍 Local: Sala Watari
🎟️ Ingressos limitados – garanta já o seu!
Guido Sant’anna
Sant’Anna Nascido em 2005 em São Paulo, Brasil, Guido Sant'Anna alcançou reconhecimento internacional em 2022 ao se tornar o primeiro violinista sul-americano a vencer o prestigiado Concurso Internacional Fritz Kreisler. Seu triunfo em Viena foi precedido por outra conquista histórica em 2018, quando se tornou o primeiro violinista brasileiro convidado para o Concurso Internacional Yehudi Menuhin, em Genebra, ganhando o Prêmio do Público e o Prêmio de Música de Câmara. Suas inúmeras conquistas lhe renderam um cobiçado lugar na lista “30 under 30” 2022 da Forbes Brasil.
Apresentou-se como solista nas maiores orquestras do Brasil, como Filarmónica de Minas Gerais, Orquestra Municipal de São Paulo, Orquestra ULBRA e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Filarmônica do Sesi - ES, Bachiana Filarmônica do Sesi – SP, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de Piracicaba e Orquestra Sinfônica de São Paulo. Fez recitais no Reino Unido, Alemanha, Áustria, Suíça, Chipre, Brasil e Paraguai.
Gravou o concerto para violino de Mendelssohn, com Thierry Fischer regendo a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo selo Naxos Records. Fez sua estreia na Ásia, com uma turnê de recitais pela Coreia do Sul. Sant'Anna iniciou suas aulas de violino aos cinco anos, estreando-se com orquestra aos sete anos, sob a regência do maestro Júlio Medaglia. Aos oito anos, Guido foi finalista do Concurso Prelúdio, promovido pela TV Cultura de São Paulo. Foi bolsista de Cultura Artística desde 2012, sob orientação de sua tutora Elisa Fukuda.
Em 2021 vencedor do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e em 2022 recebeu o Grande Prêmio 2022 pela Revista CONCERTO. Guido toca um violino feito em 1874 por Jean-Baptiste Vuillaume, generosamente emprestado pelo luthier Marcel Richters. Guido Sant'Anna é apoiado pelo KD SCHMID Fellowship Scheme desde maio de 2023, e também é financiado pela ArteMusica Stiftung. Atualmente aluno de Mihaela Martin na Kronberg Academy.
Cristian Budu
Citado na Gramophone como "um pianista impactantemente original, com visão e maturidade musicais comparáveis a colegas com o dobro de sua idade", Cristian Budu teve a honra de ter seu pianismo descrito pelo famoso crítico Alain Lompech como "grandioso, digno de Arrau aos 50 anos, de Nelson Freire (que tanto admirava seu jovem compatriota) ou de qualquer grande regente do passado como Furtwängler", e que "faz surgir a música [...] de maneira imperiosa mas invisível, como se improvisasse". (Bachtrack). A mais honrosa citação que Cristian recebeu veio do próprio Nelson Freire, que, em sua última entrevista disse acreditar que ele viria a ser seu sucessor.
Cristian é vencedor do renomado Concurso Internacional Clara Haskil, na Suiça (Grande Prêmio + 2 prêmios extras, incluindo o prêmio do público), conquista considerada pela crítica especializada como a mais importante por parte de um pianista brasileiro dos últimos 30 anos.
Atualmente, Budu já se consagra entre os grandes nomes da nova geração da música clássica, representando o Brasil juntamente com Nelson Freire na ultra-seleta lista “Top 50 Greatest Chopin Recordings” da Gramophone, que reúne apenas 50 das mais antológicas interpretações de Chopin de toda História.
Recentemente, ganhou prêmios como Instrumentista do Ano da APCA e Melhor Concerto do Ano no Guia da Folha. Seu último CD solo ganhou “Editor’s Choice” na Inglaterra e “5-Diapasons” na França, e entrou para o último update de 2 das mais prestigiadas listas da Gramophone, maior referência da crítica internacional: “Top 10 Recent Beethoven Recordings”, e "Top 10 Chopin Recordings”, que inclui nomes como Martha Argerich, Arthur Rubinstein, Maria João Pires, Dinu Lipatti, Murray Perahia e Nikolaus Harnoncourt.
Filho de romenos, Cristian cresceu em Diadema (SP) e cursou a Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Foi integrante do Coral Infantil ECO, dirigido pelo maestro Teruo Yoshida,
participando de várias montagens de óperas. Na adolescência, foi também aluno do Instituto Brincante, onde teve aulas de danças e ritmos brasileiros, e conheceu o multi-artista Antonio Nóbrega com quem fez diversas colaborações.
PROGRAMA
R. Schumann – Tres Romances Op. 94
I. Nicht schnell
II. Einfach, innig
III. Nicht schnell
J. Brahms – Sonata em Sol Maior Op. 78
I. Vivace ma non troppo
II. Adagio
III. Allegro molto moderato
INTERVALO
M. Ravel - Sonata n. 2
I. Allegretto
II. Blues. Moderato
III. Perpetuum mobile. Allegro
E. Chausson - Poème Op. 25