top of page
Cópia de BANNER sympla - Fabio e Luiz.png

Lars Hoefs e Alexandre Zamith

Lars Hoef
Violoncelista norte americano, Dr. , apresenta-se como solista e camerista no Brasil, na Europa, e nos Estados Unidos. A temporada 2017 conta com concertos e cursos em Alemanha (Neuburger Sommerakademie), Espana (Scandinavian Cello School), Polonia (Krakow Cello Spring), Franca, Chile, e nos EUA.

Apaixonado pela musica de Villa-Lobos desde sua primeira chegada no Brasil, Lars construi um ponte cultural entre Brasil e California com seu “Villa-Lobos International Chamber Music Festival”, do qual Lars e diretor artistico no California. Para o terceiro edicao do festival em janeiro 2017, Lars organizou e tocou 15 concertos nos cidades Los Angeles, Pasadena, Riverside, San Diego, e outros, dedicado ao musica latinoamericana, con enfase em Villa-Lobos. www.villalobosfestival.com. Lars era o primeiro celista executar as obras integrais para cello e orquestra de Villa-Lobos numa programa so. Muito ativo como solista com orquestra, nos ultimos anos Lars apresentou concertos para cello e orquestra de Haydn, Schumann, Saint-Saens, Lalo, Dvorak, Tchaikovsky, Elgar, e a estreia sulamericana do Concerto para cello e orquestra de Korngold.

Lars ganhou seu doutorado e mestrado em cello performance na University of Southern California em Los Angeles, estudando com ex-spalla da Los Angeles Philharmonic Ronald Leonard, e graduacao de Northwestern University, orientado pelo famoso pedagogo de cello, Hans Jorgen Jensen.

Em 2009 Lars serviu como concertino e spalla na Orquestra Sinfonica Brasileira sob Roberto Minczuk, e assumiu em 2013 o cargo de Professor de Violoncelo e História da Musica na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, onde ele ensina um classe vibrante de jovens violoncelistas e lidera o UNICAMP Cello Ensemble, uma orquestra de violoncelos. O UNICAMP Cello Ensemble apresentou em 2015 no serie CCBB em Sao Paulo ao convite de Maestro Julio Medaglia e no Rio International Cello Encounters onde homenageou compositor Villani-Cortes; em 2016 o Unicamp Cello Ensemble gravou um disco de estreias de Lalo Schifrin, Eugene Friesen, e David Ashbridge pelo o projeto “Violoncelos sem Fronteiras” de PROAC, e apresentou no Festival Inverno de Campos do Jordao.


 

Alexandre Zamith
Professor Doutor na área de piano e música de câmara do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, da qual é Coordenador de Pós-Graduação do Instituto de Artes. Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (bolsista Capes), Mestre em Artes pela mesma instituição (bolsista FAPESP) e bacharel em Música Instrumento/Piano pela Universidade de São Paulo (1994).

Como instrumentista, enfatiza a produção musical dos séculos XX e XXI, bem como a prática improvisatória, tanto instrumental quanto conjugada a processamentos eletrônicos em tempo-real. Foi coordenador do Núcleo de Performance e Práticas Interpretativas da Universidade Federal de Uberlândia (Nuppim/UFU) e membro do Núcleo de Música e Tecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (Numut/UFU).

Desenvolveu projeto de pós-doutoramento na Universidade de São Paulo / FAPESP, vinculado ao Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom), com o projeto 'O piano em processos interativos: novos gestos e novos diálogos'. Atua nos seguintes áreas: performance, piano, música contemporânea, técnicas instrumentais estendidas, improvisação.

PROGRAMA

Nadia Boulanger: Trois Pièces pour
violoncelle et piano (1914)
I. Improvisation
II. Prélude
III. Danse espagnole


Heitor Villa-Lobos: Sonata no. 2 para
violoncelo e piano (1915)
I. Allegro moderato
II. Andante cantabile
III. Allegro scherzando
IV. Allegro vivace sostenuto


INTERVALO


Claude Debussy: Sonate pour violoncelle et
piano (1916)
I .Prologue: Lent, sostenuto e molto risoluto
II. Sérénade: Modérément animé
III. Finale: Animé, léger et nerveux


Astor Piazzolla: Le Grand Tango para
violoncelo e piano (1982)

VEJA COMO FOI:

bottom of page