• Facebook - Grey Circle

17 de novembro

Recital de piano com Olga Kiun

Sala Watari

Sábado, 17 de novembro de 2018

às 20:00

Descendente de uma tradicional família de músicos, a pianista Olga Kiun iniciou seus estudos de piano aos 6 anos de idade, com sua mãe e sua avó, ambas professoras do Conservatório Musical de Chisineu (Moldávia). No Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, foi aluna do consagrado pianista e professor Lev Oborin, graduando-se com distinção. Foi laureada no Concurso Internacional George Enescu, na Romênia. Em Leningrado (hoje São Petersburgo), sob a orientação de Pavel Serebriakov, concluiu o doutorado e passou a integrar o Mosconcert, sociedade artística estatal, junto da qual realizou diversos recitais, concertos com orquestra e gravações para o rádio e a televisão por toda a ex-União Soviética.

A partir de 1993 passa a lecionar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), em Curitiba, e, desde então, vem fazendo da cidade um reconhecido e procurado polo pianístico da América do Sul, tendo elevado o ensino de piano a patamares sem precedentes. Olga Kiun tem formado gerações de pianistas atuantes no panorama musical brasileiro e internacional, que colecionam primeiros lugares em mais de 50 concursos nacionais e internacionais.

Além de atuar como recitalista e solista junto aos mais conceituados grupos sinfônicos - tendo trabalhado com regentes como Evgeny Tsirlin, Emin Khachaturian, Kiril Kondrashin, Alceo Bocchino, Benito Juarez, Roberto Duarte, Osvaldo Colarusso, Osvaldo Ferreira e Roberto Minczuk - suas atividades pedagógicas incluem, ainda, participações como professora convidada em festivais de música por todo o país.

Em 2010 gravou seu primeiro e em 2017 segundo  CDs, com obras de compositores russos e brasileiros. Atuou e atua como jurada em inúmeros concursos de piano do Brasil, tendo sido diretora artística e uma das idealizadoras dois 1º Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina e tendo também realizado as duas primeiras edições do Festival Olga Kiun em Curitiba, reunindo vários de seus alunos, ex-alunos e pianistas internacionais convidados.