top of page

1 de junho

Sonia Rubinsky

073_Sonia_Rubisnky.jpg

Sala Watari

Sábado, 01 de junho de 2019

às 20:00

Comprar ingresso

Reservar - info@salawatari.com

Sonia Rubinsky viveu 13 anos no Brasil, seu país natal, 7 anos em Israel (onde estudou na Rubin Academy) e o resto da sua vida adulta em Nova York, cidade onde, em 1984, recebeu o 1º lugar no Artists International Competition in New York e o título de Doctor of Musical Arts pela Juilliard School. Atualmente, reside em Paris. Seu primeiro recital foi aos seis anos de idade, e com 12, o seu primeiro concerto com orquestra. Em Israel, foi selecionada para tocar em uma master class ao pianista Artur Rubinstein, que muito a elogiou seu grande temperamento musical. Essa apresentação foi documentada no filme intitulado Rubinstein in Jerusalem. Recitalista nas grandes salas de concerto nova-iorquinas como Weill Recital Hall (Carnegie Hall), Alice Tully Hall, Merkin Concert Hall e Miller Theatre, tem se apresentado em outras cidades dos Estados Unidos, bem como em Israel, Europa e Brasil. Como solista de orquestra se apresentou com a OSESP, Orquestra de St. Luke’s, OSB, Sinfônica de Richmond, Sinfônica de Syracuse, Sinfônica de Phoenix, Sinfônica de Jerusalém, Sinfônica de St. Etienne, Sinfônicas dos Teatros Municipais de São Paulo e Rio de Janeiro, Sinfônica de Campinas, Sinfônica da USP e Sinfônica da Bahia, entre outras. 

 

Sonia Rubinsky gravou a integral da obra para piano de Heitor Villa-Lobos em oito volumes para o selo NAXOS, iniciada em 1994 nos Estados Unidos e no Canadá e finalizada em 2007, em Paris. Mais de 13 anos de pesquisa, em estreita colaboração com o Museu Villa-Lobos no Rio de Janeiro, e a pesquisa de manuscritos em diferentes países, fazem dessa integral a mais completa jamais gravada, incluindo varias peças inéditas. O 1° volume foi selecionado, em 1999, pela revista britânica Gramophone, como uma "das cinco melhores gravações do ano" e foi nomeada para o GRAMMY Awards. O 5° volume foi selecionado pela mesma revista como “Editor's Choice" em outubro de 2006 e o 8° Volume, foi vencedor do GRAMMY Latino 2009 de “Melhor Álbum de Música Clássica”. Sua discografia inclui, ainda, obras de Bach, Mozart, Scarlatti, Debussy, Messiaen, Mendelssohn (integral das Canções Sem Palavras), Jorge Liderman e Gabriela Lena Frank. Em 2019 a pianista terá dois CD’s Bach sendo lançados pelo selo NAXOS:  Magna Sequentia I e II.  Projeto original trazendo para o piano moderno uma leitura historicamente informada. 

 

Intérprete do repertório clássico e romântico, se interessa igualmente pela música contemporânea. O compositor Almeida Prado dedicou-lhe várias obras, entre elas as Cartas Celestes XII (2000) e a Sonata para Violoncelo e Piano (2004), em parceria com o violoncelista Antonio Meneses. Sonia Rubinsky estreou obras de vários compositores como Marco Padilha, Willy Corrêa de Oliveira, Jorge Liderman, Patrick Zimmerli, Sean Varah, Meir Serrouya, entre outros.  Em 2006, recebeu o Prêmio Carlos Gomes - atribuído pela Fundação Padre Anchieta e Radio e TV Cultura -, na categoria Pianista do Ano, e, em 2009 e 2012, como Instrumentista do Ano. Nomeada por Murray Perahia como artista-residente no Edward Aldwell International Center for Piano Performance and Musicianship em Jerusalém, ministra masterclasses regularmente nesse centro.  Também atua no Jerusalem Music Center, a pedido do Maestro Perahia, desenvolvendo cursos de Análise para Performers.

bottom of page