top of page
BANNER sympla - 2025 (1).png

Unicamp Ensemble

No dia 13 de setembro, a Sala Watari recebe o Unicamp Ensemble, um grupo de músicos de excelência formado por grandes nomes da cena erudita brasileira: Vinícius Fraga, Emerson De Biaggi, Alexandre Zamith, Lars Hoefs e Adonhiran Reis.

 

Com trajetórias sólidas como solistas, cameristas e professores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), esses artistas se reúnem para uma apresentação única, marcada pela sofisticação e pela riqueza musical que consagram o grupo como referência no cenário acadêmico e artístico.

 

Será uma noite de interpretações intensas, explorando o diálogo entre diferentes instrumentos e estilos, em um espetáculo que promete emocionar e inspirar o público da Sala Watari.

ADONHIRAN REIS
Professor de violino e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da UNICAMP, Adonhiran Reis iniciou-se no instrumento com Marie Christine Springuel e Paulo Bosisio, estudando posteriormente em Paris como bolsista da Fundação Vitae. Apresenta-se regularmente nos principais palcos e festivais do Brasil, e em países como França, Alemanha e Tunísia, ao lado de artistas como Antonio Meneses, Bruno Giuranna e Hagai Shaham.

LARS HOEFS
O violoncelista norte-americano Lars Hoefs é professor de violoncelo e história da música na Universidade Estadual de Campinas desde 2013. Ele atua ativamente na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. Lars se consolidou como um dos maiores especialistas no repertório para violoncelo do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos e é diretor artístico do Villa-Lobos International Chamber Music Festival no sul da Califórnia, o único festival dedicado à música de câmara latino-americana nos Estados Unidos, já comemorando seu 10º aniversário.

EMERSON DE BIAGGI
Bacharel em viola pela ECA-USP, integrou a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e a Orquestra Jazz Sinfônica. Nos EUA, fez Mestrado na Boston University e Doutorado na Universidade da California, tendo participado de festivais de música na antiga União Soviética, EUA e Inglaterra. Ainda no exterior, integrou a Santa Barbara Symphony Orchestra, a Boston Philharmonic, a Vermont Symphony Orchestra e a Boston Modern Music Orchestra. Regressando ao Brasil, foi integrante da OSESP entre 1997 e 1999. Professor de viola da Unesp até 2004, atualmente é professor livre-docente de viola e música de câmara na Unicamp.

VINICIUS FRAGA
Professor de clarinete e música de câmara no curso de graduação em música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também é orientador no programa de pós-graduação em música na linha de pesquisa em estudos instrumentais e performance musical, além de coordenador associado do departamento de música do Instituto de Artes.

ALEXANDRE ZAMITH
Professor Livre Docente na área de piano e música de câmara do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, da qual é Coordenador de Pós-Graduação do Instituto de Artes. Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (bolsista Capes), Mestre em Artes pela mesma instituição (bolsista FAPESP) e bacharel em Música Instrumento/Piano pela Universidade de São Paulo (1994). Como instrumentista, enfatiza a produção musical dos séculos XX e XXI, bem como a prática improvisatória, tanto instrumental quanto conjugada a processamentos eletrônicos em tempo-real.

 

PROGRAMA

Henrique Oswald - Trio No 1 em Sol menor, Op.9 (violino, violoncelo e piano)
Allegro Moderato
Adagio
Scherzo (Prestíssimo)
Molto Allegro
 
Ernani Aguiar - Duo de Prados para violino e viola
I - Andante Mosso
II - Allegro
V - Cantilena
IV - Allegro
 
==== INTERVALO ======
 
Robert Schumann - Märchenerzählungen, Op. 132 (trio para clarineta, viola e piano)
I - Lebhaft, nicht zu schnell
II - Lebhaft und sehr markiert
III - Ruhiges Tempo, mit zartem Ausdruck
IV - Lebhaft, sehr markiert

Svante Henryson - Off Pist (clarineta e violoncello)
Lalo Schifrin / Lars Hoefs (arr.) - Tango a Borges (clarineta, violoncelo e piano)​​
​​

Veja como foi:

  • Facebook - Grey Circle
bottom of page